O fascinante mimetiso do bicho-pau
Os insetos da ordem Phasmatodea, popularmente chamados de "bicho-pau" estão no planeta há cerca de 170 milhões de anos e nesse grande período de evolução, eles se adaptaram para um dos fenômenos mais interessantes do planeta: o mimetismo.
O mimetismo é o nome dado as características de um animal que lhe dão a capacidade de serem semelhantes em aparência e/ou comportamento a outros seres vivos. No caso dos Phasmatodea, como o próprio nome popular fala, eles costumas mimetizar folhas e galhos de plantas.
É muito interessante como mesmo tendo uma grande variedade na aparência entre as espécies, a maioria apresenta de fato uma semelhança gigante as partes de vegetais. Inclusive, o mimetismo é tão presente nessas espécies que até os ovos desses insetos se assemelham a sementes de plantas!
Essas semelhanças permitiram a sua sobrevivência no meio natural não apenas evitando predadores mas também gerando relações ecológicas peculiares com outros animais. Por exemplo, no Japão, foi descoberto por pesquisadores que pássaros dispersam ovos de bicho-pau por engano, ao ingeri-los por terem confundido com sementes de verdade. Confira o trabalho original em relação a isso: https://esajournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ecy.2230
Comentários
Postar um comentário