O que são os bichinhos que aparecem e perdem as asas quando chove?

 

Siriris ou aleluias: Saiba oque são esses bichinhos que infestam a nossa casa nos dias chuvosos




    Você, com certeza, num dia de chuva, já viu um enxame desses animaizinhos na sua casa, em volta das lâmpadas ou voando por ái até perderem suas asas e caírem no chão. Mas você sabe o que são eles? eles são chamados por muitos nomes populares, como aleluias, siriris. sarará... mas muitas pessoas não sabem que eles tem também um nome ainda mais popular: CUPINS. Sim, aqueles que comem os móveis da sua casa. Ficou curioso para saber mais sobre e o porquê eles tem asas? Então vamos adiante no post.



    Os cupins possuem um ciclo de vida que pode parecer complexo para quem não conhece. Eles, assim como outros insetos, passam por um processo de metamorfose para terem a aparência que vemos frequentemente e além disso, vivem em colônias,  assim como formigas e abelhas e a aparência que possuem evidenciam suas funções na colônia.

    Todos os cupins de uma colônia são filhos de um casal de rei e rainha, que tem como função botar todos os ovos dos quais sairão as larvas de cupim. Essas larvas, serão alimentadas e protegidas até passarem pela sua metamorfose para adquirirem características específicas que as permitam trabalhar para o cupinzeiro. A grande maioria delas se tornará operários ou soldados. Os operários fazem todos os trabalhos de construção, estocar e transporte alimento, enquanto os soldados defendem a colônia de ataques de outros animais.



    Além dessas duas opções, as larvas podem se desenvolver justamente em aleluias, que são nada mais que reprodutores alados, ou seja, cupins com a função de voar para longe e formarem pares para se tornarem rei e rainha de uma nova colônia e formarem um novo cupinzeiro. Por isso suas asas também são temporárias e frágeis. Elas são necessárias apenas para encontrar local adequado e um parceiro reprodutivo. 

    Então, caso sua casa tenha muitos aleluias, tome cuidado e observe com atenção seus móveis e paredes, para garantir que não estão tentando formar novos cupinzeiros na sua casa.

Comentários

Postagens mais visitadas